top of page
  • Foto do escritorElaine Colombo

Do Vale de São Francisco para a Casa Cor SC

Quartzito Bronzite, fornecido pela Pedecril foi a escolha de Juliana Pippi para o living da arquiteta nesta edição, em Florianópolis.


A profissional fez viagens de pesquisa pelas estradas mineiras, cearenses, baianas e faz um resgate as raízes culturais, trabalhos manuais de artesãos e materiais locais. O revestimento que será apresentado no espaço foi extraído de formações rochosas de bilhões de anos.


A Origem:


Há aproximadamente 2.5 bilhões de anos, as primeiras formas de vida da terra começavam a se desenvolver e transformar as condições da atmosfera. O oxigênio, que antes estava indisponível, passou a ser fornecido pelas cianobactérias através da fotossíntese.


Esse oxigênio recém-chegado, reagiu com as grandes quantidades de ferro presente na água do mar, que eram liberados pela intensa atividade de vulcões submarinos do período. Essa reação formava óxidos de ferro que afundavam para o assoalhado oceânico dando origens a camadas de ferro. Quando a quantidade de oxigênio ou ferro disponível diminuía, essa reações cessavam, sendo depositadas camadas de sílica junto as camadas de ferro. A repetição desse ciclo, formou as belas chapas de Bronzite.


Após passar por vários eventos geológicos de evolução da terra, as rochas brutas foram encontradas pela Decolores, no norte da Bahia. O ferro presente no Bronzite é responsável pela sua alta dureza e suas cores avermelhadas, por muitas vezes extremamente brilhantes.



Comments


bottom of page