top of page
  • Foto do escritorElaine Colombo

"Epidemia silenciosa": poluição atmosférica mata 51 mil brasileiros por ano, diz pesquisa.


Um estudo divulgado pelo instituto de pesquisas WRI (World Resources Institute) Brasil ressaltou os impactos gerados pela poluição do ar nas cidades brasileiras, que incluem a morte de 51 mil brasileiros anualmente e prejuízos à economia do país, com elevados custos para o sistema público de saúde e perda de produtividade.


A pesquisa contou com a participação de 14 profissionais da área, que analisaram e sistematizaram as informações disponíveis atualmente sobre a poluição atmosférica no país. De acordo com a conclusão do relatório, o Brasil enfrenta um "inimigo silencioso", já que o país não dispõe de dados a respeito do tema. "Apenas 1,7% dos municípios brasileiros apresenta cobertura de monitoramento de qualidade do ar.


Porém, um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) sugere que concentrações de partículas inaláveis MP10, MP2,5, ozônio troposférico, importantes poluentes com relevante impacto na saúde humana, têm superado os padrões vigentes no país, assim como os padrões internacionais e as recomendações da OMS", diz o documento.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page